Jusnaturalismo: caminhos percorridos

Autores

  • Ali Abutrabe Neto Fasb
  • Jessyluce Cardoso Reis Uneb

DOI:

https://doi.org/10.26893/rv.v2i2.20

Palavras-chave:

Direito, Jusnaturalismo, Direito Natural, Pensamento Jurídico

Resumo

Este artigo tem por objetivo compreender a trajetória dos jusnaturalismo identificando suas principais contribuições para o ordenamento jurídico. Ante o exposto, apresenta cronologicamente o delineamento da concepção jusnaturalista como resultado das transformações econômicas e sociais ocorridas na trajetória da humanidade. Visto que o jusnaturalismo tem como objetivo de estudo o Direito Natural e as respectivas aspirações de justiça que acompanha o homem em todos os tempos e lugares, o presente estudo trata-se de uma discussão recorrente no campo conceitual das doutrinas jurídicas na contemporaneidade. Por se tratar de uma pesquisa bibliográfica tem como sustentação teórica as ideias de Reale (1982); Nader (2004); Venosa (2004); Gusmão (1985), entre outros. Assim esta pesquisa apresenta-se como relevante face à necessidade de conjugar, os respectivos fundamentos do jusnaturalismo na aplicabilidade justa da lei no tempo presente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ali Abutrabe Neto, Fasb

Docente do curso de DIreito da Faculdade do Sul da Bahia - FASB. Bacharel em Direito - Especialista em Direito Processual Civil.

Jessyluce Cardoso Reis, Uneb

Professora Assistente da Univdade do Estado da Bahia - UNEB - Campus X. Mestre em Educação, Administração e Comunicação. Coordenadora do NUPPE/FASB.  

Publicado

2020-07-04

Como Citar

Abutrabe Neto, A., & Reis, J. C. (2020). Jusnaturalismo: caminhos percorridos. Revista Veredictum, 2(2). https://doi.org/10.26893/rv.v2i2.20