Libras e o sujeito surdo: quebrando o silêncio para promover direitos iguais

Autores

  • Noélia Félix FSLF
  • Diona Livia Lima Barboza IFBA

DOI:

https://doi.org/10.26893/rv.v2i2.16

Palavras-chave:

Direito, Direitos humanos, Igualdade, Sociedade, Língua de sinais, Libras

Resumo

Sabemos que muitos são os questionamentos que rondam esse universo surdo, e em pleno século XXI um grande número de pessoas ainda desconhecem quem são estes sujeitos e como estes se comunicam. Este trabalho visa apresentar referências sobre a historicidade das lutas da comunidade surda, promulgando o universo particular destes sujeitos assim como evidenciando a importância da sua língua natural a "Língua de Sinais" para seu desenvolvimento social, emocional e cognitivo como um todo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Noélia Félix, FSLF

é Docente de LIBRAS do quadro efetivo do IFBA (Instituto federal da Bahia). Graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Inglesa e suas respectivas literaturas pela FASETE (Faculdade Sete de Setembro), Graduada em Pedagogia: Docência e Gestão em processos educacionais pela UNEB, Especialista Educação especial em ênfase em LIBRAS pela FSLF (Faculdade São Luis de França) Esp. em Gestão Escolar e Pedagogia Empresarial pela instituição supracitada.

Diona Livia Lima Barboza, IFBA

Docente de LIBRAS do quadro efetivo do IFBA (Instituto federal da Bahia) Graduada em Pedagogia pela UESC, Especialista em LIBRAS pela FIJ (Faculdades Integradas de Jacarepagua-RJ) Esp. em Educação Especial com ênfase em deficiências.

Publicado

2020-07-04

Como Citar

Félix, N. ., & Barboza, D. L. L. . (2020). Libras e o sujeito surdo: quebrando o silêncio para promover direitos iguais. Revista Veredictum, 2(2). https://doi.org/10.26893/rv.v2i2.16